26 comentários em “Créditos

  1. Will, creio que você deveria considerar tornar o compartilhamento de suas tirinhas diretamente nas mídias sociais. Entendo que você provavelmente deva ganhar grana por cliques no site mas, em geral, as pessoas não estão dispostas a “interromper” sua navegação na timeline do facebook, por exemplo, para visitar uma tirinha em um site fora da plataforma. Postando suas tirinhas diretamente nas mídias sociais (como o facebook que exemplifico, mais uma vez), talvez sua visibilidade fosse maior e, com o tempo, você pudesse buscar outras alternativas de patrocínio/renda. Se a pessoa visualizasse as tirinhas diretamente na timeline sem precisar clicar no link, certamente você teria mais curtidas e compartilhamentos, aumentando o público alcançado e, com o tempo, permitindo publicidade direto nas plataformas sociais também.

    Gosto muito de suas tirinhas, mas não costumo compartilha-las porque já percebi em meus amigos essa resistência em clicar em links externos.

  2. Há um tempo atrás eu vi uma Tirinha do mentirinhas num site chamado minilua. Os caras tiveram a cara de pau de colocar o logo deles por cima do original, achei um absurdo, cara!! Até dei um toque pro Fábio, acho que ele entrou em contato com os caras e eles “fizeram o favor” de retirar.

  3. Algumas pessoas esquecem que o artista não é uma criança na Pré escola. que isso é um trabalho sério e honrado que comunica e entretém, e que por traz da tirinha existe um equipamento que é caro, a pesquisa do artista, horas de produção intelectual, e também conta pra pagar no fim do mês pois não dá pra deixar tudo por conta da Bonita.

    Ótimo trabalho will. Você é bom cara.

  4. Olha se for o caso do carioca eu vi o link na tira, o que ele fez foi colocar aquela moldura besta na lateral. Seu trabalho é excelente e a tirinha do Wesley safadão só é algo que comprova isso. Agora reclamar toda vez que isso acontecer desenhando uma tirinha de protesto é igual a toda vez que piraterem um cd do Justin Bieber ele escrever uma música contra pirataria. Você é grande cara, e merece todo esse sucesso com as outras tirinhas do site também.

  5. Claro que dá pra defender! Ele não está exigindo conceder uma autorização por escrito, apenas que respeitem os créditos já colocados na própria tira. Apropriação de arte, apesar de ser banalização, é algo sério, imaginem se ao invés de editarem os créditos, as pessoas alteram o texto e propagam um discurso de ódio usando a assinatura de outra pessoa (como nos exemplos literários citados em cima).

  6. Acho que não precisa ser cartunista pra entender o descontentamento do Will com este tipo de situação…só quero acrescentar que quanto mais o nosso trabalho é compartilhado, melhor é, para que editoras e outras empresas que venham a se interessar em publicar algo nosso nos identifiquem e nos encontrem, para que possamos ganhar aquele dinheirinho (pouco, mas importante) das solicitações de autorização para usos comerciais…Se ficarem repassando sem os devidos créditos ou editados (!!!), é no mínimo “deselegante”…

  7. lema do fecebug: “se esta na internet, não tem dono!”

    quando, num passado muito distante, na era do descobrimento do facebug e migração do orkut eu era dono de uma pág. lá, fazia algumas montagens e dava uma raiva de ter uns poucos compartilhamentos/comentários e semanas depois ver alguma pagina maior com minha montagem tendo trocentos comentários e tals… e o pior com a marca d´água deles sobre a minha…

    Mas nem tudo esta perdido, já vi posts daqui em outros blogs, sempre referenciado ao seu site com link e tudo, e ainda dizendo que vale apena acessar aqui…

    Sugestão, Vc pode começar a aumentar a assinatura ou pior colocar aquelas marcas d’águas nojentas sobre toda a tirinha…

    mas é como dizem: Se o pica-pau tivesse avisado as autoridades, isto nunca teria acontecido…

    1. Esse lance de Marca d’água é complicado… Minha mãe é fotógrafa e ela tem duas opções: ou coloca a marca no meio da foto e estraga ela, ou ela põe num canto e cortam ela. Colocar por entre os quadros como disse o Will (lá embaixo) é uma boa ideia, mas pode interromper a continuidade de quadrinhos duplos… Enfim, pelo menos muita gente reconhece o traço do Will! 😀

  8. Engraçado pois usei 02 tirinhas suas para ilustrar um post em um blog, com créditos nas legendas, claro, mas antes de usar pedi sua autorização por Facebook e por email e sabe o que você me respondeu? Nada.
    Atrasei o post em 01 semana esperando sua resposta e ainda assim, nada.
    Então talvez usem seu talento sem te dar os créditos porque você não responde quando pedimos sua autorização.
    Bom dia.

    1. Não sei se recebi suas mensagens. Se recebi, não vi. E quem quiser publicar meu trabalho, fique a vontade. Desde que dê os créditos e não o edite. O que te faz pensar que eu me importaria em você usar minha tira assim, tão corretamente?

    2. Que amargurada, hein miga. Coloca o nome dele nós créditos, é só isso.
      Ele tá falando de gente que se apropria da arte ou usa nem nem mencionar seu nome.

    3. O autor responder ou não, não retira dele a autoria pela obra. Direito autoral é assunto sério e deve-se sim citar a fonte. Vai pensando e agindo assim, qualquer dia acaba processada, pagando serviço comunitário, lavando vidro e fazendo horta em escola.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *