Anésia # 828

Minha avó Anésia era muito diferente da personagem que vocês conheceram nos quadrinhos. Ela sorria bastante, era flexível, gentil e generosa… feito a Dolores.
“Como é uma vida vivida assim, com graça, com simplicidade?” eu me perguntava. “Como é possível? Como ela consegue?”
Então um dia eu perguntei: Vó, a senhora tem medo de morrer?
Eu mal havia terminado a pergunta e ela, sem pensar um segundo, respondeu que “Não”. E depois, olhando para o nada, como quem reflete no que acabou de dizer, talvez buscando por uma justificativa para a resposta, disse “Eu não tenho medo nenhum”.
Como pode? Por que eu, com quase o dobro do tamanho e mais que o dobro do peso dela, muito mais força, graduado, metido a sabido ainda morro de medo da finitude da vida enquanto aquela velhinha cheia de dor, de limitações, que mal sabe ler, consegue ser tão corajosa? O que a vida ensinou pra ela que eu ainda não aprendi?
Minha avó nos deixou aos pouquinhos. Uma partida cuidadosa. Cuidadosa como só ela sabia ser. Para mim, ela ensinou que a simplicidade é um caminho possível para a felicidade. Me ensinou sobre ter empatia com os mais velhos. E por fim, me deixou uma lição – no sentido literal mesmo, quase um exercício: daqui pra frente, todas as vezes que a finitude da vida me deixar angustiado, eu quero lembrar da minha avó, pequena, frágil, mas serena e corajosa. Lembrar dela vai me deixar em paz.

Anésia # 825

Está em pré-venda o quadrinho “Reescrevendo Contos”, trabalho que tô fazendo ao lado de outros autores, onde a proposta é fazer uma releitura de contos clássicos da literatura. A história que eu escolhi recontar foi a do “João e o Pé de Feijão”. Agradeço a Caixa de Quadrinhos pelo convite para participar do projeto e trazer nossa querida Anésia numa nova roupagem. Tô adorando recontar essa história do meu jeito.


O livro está sendo produzido por muitas mãos. Além de mim, este projeto conta com grandes nomes dos quadrinhos:

Carlos Ruas
Cecília Ramos
Emilio Garcia e Mila Massuda
Gustavo Borges
Guilherme Infante
Jeferson Costa
Orlandeli
Rafael Fritzen
– Regiane Braz
Wesley Mercês

 

LINK PARA APOIAR O PROJETO:

catarse.com.br/caixadequadrinhos